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quarta-feira, 10 de abril de 2013

Um pouco de história


Quem se interessa por vinho certamente já ouviu falar ou leu algo sobre o Julgamento de Paris, aquela degustação às cegas organizada em 24 de maio de 1976 na capital francesa pelo crítico inglês (e então comerciante de vinhos) Steven Spurrier que deu fama e reconhecimento internacional aos tintos e brancos da Califórnia.  O resultado genérico da prova é bem conhecido: os tintos e brancos americanos, elaborados respectivamente com as castas Cabernet Sauvignon e Chardonnay, bateram os melhores Bordeaux tintos (em geral um blend de Cabernet Sauvignon e Merlot e, às vezes, algum Cabernet Franc) e os melhores Borgonhas brancos (feitos apenas de Chardonnay).  O evento entrou para a história como a primeira grande evidência de que países do Novo Mundo podiam fazer vinhos tão bons ou melhores do que os franceses, os reis do Velho Mundo vínico.

Chateau Montelena 1973: o Chardonnay californiano que bateu por boa margem os Borgonhas brancos
(Foto: Divulgação Chateau Montelena)

Tão interessante quanto o julgamento:

Quadro que retrata o "Julgamento de Paris", em 1976

O critico Steven Spurrier revelou uma nova pintura sobre o julgamento de Paris 1976. A pintura pertence ao Sir Peter Micheal CBE, proprietário da vinícola Peter Michael, no vale do Napa, Califórnia.

A pintura que mede 6 x 3 metros, foi feita pelo artista londrino Gary Myatt e retrata o momento em que a equipe de Spurrier descobre as críticas aos vinhos californianos foram melhores que os franceses, fato impensável em meados de 1970.

O evento era tão controverso que alguns juízes se retiraram seus votosOdette Kahn da Revue du Vin de France posteriormentecriticou a degustação. O fato ficou tão conhecido que foi feito um filme, Bottle Shock, e inúmeros livros sobre o assunto.

"Essa pintura é sobre a dramática mudança de entendimento - a percepção de que os vinhos californianos eram os melhores da indústria de vinhos", relata Sir Peter.

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