por Charles-Henri de Bournet
Casa Lapostolle é o mais francês do produtores chilenos com uma coleção de tintos e brancos de grande classe e muita elegância, cuja inspiração são os melhores vinhos europeus. De imenso prestígio, venerado pela imprensa especializada, estabeleceu-se como um dos maiores reputados nomes do Chile. Nas palavras de Robert Parker, "talvez seja a mais brilhante vinícula chilena. Certamente a qualidade do vinhos é espetacular".
Esta fantástica bodega foi fundada na década de 1990 pela francesa Alexandra Marnier-Lapostolle, herdeira d Grand-Manier, com a intenção de produzir os melhores vinhos do Chile - e ela vem alcançando esse objetivo, tendo criado verdadeiros ícones, como seu fabuloso Clos Apalta, que já foi eleito o melhor vinho do mundo todo pela Wine Spectator com impressionantes 96 pontos! Atualmente, Alexandra conta com o apoio do filho Charles-Henri de Bournet, representante da sétima geração da família na produção de vinhos e destilados premium, que assumiu a posição de diretor comercial e de marketing da Casa Lapostolle.
Este produtor possui vinhedos nas melhores localizações de Apalta, Requinoa e Casablanca, plantados com vinhas velhas, o que confere aos vinhos maior concentração, riqueza e complexidade. Os rendimentos são os menores do país e o cuidado na adega é minucioso, tendo à frente o célebre enólogo-consultor Michel Rolland.
O famoso e cultuado Clos Apalta foi eleito o "Melhor Vinho do Mundo" em 2008 pela Wine Spectator, arrematando 96 pontos na safra de 2005, repetindo a ótima nota na safra 2009. Ano após ano, é sempre considerado um vinho "outstanding" pela crítica. Seus vinhos Cuvée Alexandre também são excelentes, extremamente elegantes, complexos e estruturados, lembrando ótimos Bordeaux. Já os vinhos da linha clássica da vinícola costumam ser especialmente recomendados como grandes achados, com muita concentração, riqueza e uma excelente relação qualidade/ preço. O Casa Lapostolle Cabernet Sauvignon, por exemplo, costuma ser considerado um "Best Buy" pela revista Wine Enthusiast . Recentemente a Casa Lapostolle lançou uma fantástica novidade para os admiradores do grandioso Clos Apalta: o delicioso tinto Canto de Apalta. Elaborado com um corte semelhante ao deste, mereceu 90 pontos da Wine Spectator na safra 2010, recebendo o simpático apelido de "Clos Apalta dos dias de semana". São todos os vinhos que combinam a exuberância do Novo Mundo com uma inigualável elegância francesa - verdadeiras referências para o vinho chileno.
Canto de Apalta 2010
O Canto de Apalta é uma fantástica novidade!
Trata-se de uma saboroso corte de Carmenère, Merlot, Cabernet Sauvignon e Syrah com uma suntuosa combinação de aromas e um paladar maduro e redondo. As uvas são cultivadas no Vale de Rapel, sendo uma parte dos vinhedos da mesma zona que dá origem ao ícone da bodega: o Clos Apalta. Sua vinificação também segue uma filosofia de intervenção mínima - com uso de leveduras indígenas, ausência de clarificação e uma suave filtragem, que aliada ao semelhante corte de uvas rendeu ao vinho o apelido de "Clos Apalta dos dias de semana". - Teor alcoólico: 15%
Nenhum comentário:
Postar um comentário