Um grupo de psicólogos da
Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, realizou uma pesquisa, envolvendo 250
estudantes, que demonstra uma ligação entre a música que se está a ouvir e o
sabor do vinho que se está a beber. A notícia é do site da BBC.
De acordo com o estudo desenvolvido, os especialistas concluíram que um copo de cabernet saboreado ao som de música mais pesada, fazia o consumidor descrevê-lo como mais poderoso, rico e robusto, em 60 % das ocasiões, do que se o provasse em silêncio.
A pesquisa sugere que o vinho do
tipo cabernet é "mais afetado" por músicas consideradas pesadas,
enquanto o chardonnay teria a sua percepção de sabor modificada com "sons
energéticos".
Quatro música diferentes foram tocadas -
Carmina Burana de Carl Orff ("poderosa e pesada"), Valsa das Flores,
de Tchaikovsky ("sutil e refinada"), Just Can't Get Enough, do
Nouvelle Vague ("energética e refrescante") e Slow Breakdown, de
Michael Brook ("melosa e leve").
O vinho branco foi percebido como 40% "mais energético e refrescante" quando a música do Nouvelle Vague foi tocada, mas apenas 26% mais "meloso e leve" do que quando saboreado ao som de Michael Brook.
O vinho tinto chegou a sofrer variação de
60% na percepção de seu sabor quando acompanhado por Carmina Burana, a música
"poderosa e pesada". O professor Adrian North, que liderou o estudo,
acredita que a pesquisa poderia levar produtores de vinhos a imprimirem
recomendações de músicas nos rótulos de seus vinhos.
Também estamos no facebook: www.facebook.com/viavinumvinhos
e no Instagram: viavinum
Nenhum comentário:
Postar um comentário