Desde a sua chegada, nos finais do século XIX, que as plantas de Alicante Bouschet mostram uma excelente adaptação aos solos argilosos de aluvião (a 230 metros de altitude) desfrutando de uma insolação intensa, temperaturas elevadas ao longo da maturação, chuvas esporádicas e alguma geada.
É num tradicional mas elegante e distinto edifício que a adega do Mouchão funciona desde 1901, sem grandes alterações. A instalação eléctrica apenas foi instalada em 1991. No pico do Verão, quando as temperaturas são mais elevadas no Alentejo, o adegueiro chega à adega por volta das 6 horas da manhã para abrir todas as janelas, deixando assim entrar o fresco ar matinal. Às 9 horas as janelas são fechadas de forma a proteger os vinhos dos efeitos da canícula de Verão.
Os nove lagares de pedra localizados nas salas interiores, com um pé direito de 15 metros que garantem uma temperatura fresca, aguardam em cada ano o início da vindima. Ao longo das grossas paredes alinham-se tonéis de 2,500 a 5,500 litros, pipas de 550 litros e barris de 225 a 300 litros.
A grande azáfama inicia-se no final do Verão, entre Agosto e Setembro, e prolonga-se pelos primeiros dias de Outono. Nas vinhas, ranchos de homens e mulheres colhem, de forma seleccionada, uvas para pequenas caixas de 20 quilos que são de imediato transportadas para a adega. Para os vinhos tintos, as uvas são suavemente esmagadas e fermentadas, com os engaços, num dos 9 lagares que têm uma capacidade para 6,000-8,000 kilos de uva cada. Para as castas brancas, as uvas são desengaçadas, esmagadas e fermentadas a baixas temperaturas em cubas de aço inoxidavel.
Este vinho é o resultado de uma selecção de uvas Alicante Bouschet provenientes da emblemática Vinha dos Carapetos, considerada a melhor expressão do “terroir" único da Herdade do Mouchão. Após a fermentação em lagares e comprovada a sua excepcional qualidade, o vinho é trasfegado para os tonéis 3 e 4, de carvalho português, macacaúba e mogno, onde estagia durante 24 meses. Depois de reavaliada e novamente confirmada a sua qualidade, o vinho é engarrafado e repousa durante 24 a 36 meses em ambiente climatizado. A sua produção muito limitada apenas ocorre em anos de qualidade excepcional, o que lhe confere um estatuto de ícone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário