Via Vinum é uma adega boutique no Real Parque.
Nela você encontra os melhores rótulos de vinhos nacionais e importados além de opções de champagnes, linha gourmet e outros acessórios.

Av. Barão de Campos Gerais, 370 - Real Parque, São Paulo-SP
tel. 2307-4566

Aqui no Blog falamos do mundo dos vinhos, além de darmos dicas e informarmos sobre degustações e promoções da Via Vinum.


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Mouchão 3.4: um grande vinho do Alentejo



Desde a sua chegada, nos finais do século XIX, que as plantas de Alicante Bouschet mostram uma excelente adaptação aos solos argilosos de aluvião (a 230 metros de altitude) desfrutando de uma insolação intensa, temperaturas elevadas ao longo da maturação, chuvas esporádicas e alguma geada.


É num tradicional mas elegante e distinto edifício que a adega do Mouchão funciona desde 1901, sem grandes alterações. A instalação eléctrica apenas foi instalada em 1991. No pico do Verão, quando as temperaturas são mais elevadas no Alentejo, o adegueiro chega à adega por volta das 6 horas da manhã para abrir todas as janelas, deixando assim entrar o fresco ar matinal. Às 9 horas as janelas são fechadas de forma a proteger os vinhos dos efeitos da canícula de Verão.

Os nove lagares de pedra localizados nas salas interiores, com um pé direito de 15 metros que garantem uma temperatura fresca, aguardam em cada ano o início da vindima. Ao longo das grossas paredes alinham-se tonéis de 2,500 a 5,500 litros, pipas de 550 litros e barris de 225 a 300 litros.


A destilaria foi construída em 1929 e é aquecida por uma fornalha a lenha.Todos os vinhos e bebidas espirituosas produzidos no Mouchão são engarrafado na herdade possuindo a adega equipamento de engarrafamento e rotulagem.A adega é gerida pelo adegueiro que segue as pegadas do seu pai, e do seu avô antes dele.


A grande azáfama inicia-se no final do Verão, entre Agosto e Setembro, e prolonga-se pelos primeiros dias de Outono. Nas vinhas, ranchos de homens e mulheres colhem, de forma seleccionada, uvas para pequenas caixas de 20 quilos que são de imediato transportadas para a adega. Para os vinhos tintos, as uvas são suavemente esmagadas e fermentadas, com os engaços, num dos 9 lagares que têm uma capacidade para 6,000-8,000 kilos de uva cada. Para as castas brancas, as uvas são desengaçadas, esmagadas e fermentadas a baixas temperaturas em cubas de aço inoxidavel.


A tradicional pisa a pés tem lugar duas vezes por dia, promovendo o ritmo fermentativo e a extracção de cor e estrutura sem esmagar as sementes. A fermentação decorre durante um período entre os 5 e os 8 dias após os quais o vinho é trasfegado para os tonéis e barricas, nos quais ocorre a fermentação maloláctica e onde depois estagiam e clarificam de forma lenta e suave. As massas residuais são levemente prensadas nas prensas originais de 1901.No início do ano seguinte, entre Fevereiro e Março, os vinhos loteados são avaliados por um painel de provadores os quais determinam a qual das marcas Mouchão se destinarão. O mesmo painel acompanha também outros lotes mais antigos avaliando a sua evolução.




Este vinho é o resultado de uma selecção de uvas Alicante Bouschet provenientes da emblemática Vinha dos Carapetos, considerada a melhor expressão do “terroir" único da Herdade do Mouchão. Após a fermentação em lagares e comprovada a sua excepcional qualidade, o vinho é trasfegado para os tonéis 3 e 4, de carvalho português, macacaúba e mogno, onde estagia durante 24 meses. Depois de reavaliada e novamente confirmada a sua qualidade, o vinho é engarrafado e repousa durante 24 a 36 meses em ambiente climatizado. A sua produção muito limitada apenas ocorre em anos de qualidade excepcional, o que lhe confere um estatuto de ícone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário