Via Vinum é uma adega boutique no Real Parque.
Nela você encontra os melhores rótulos de vinhos nacionais e importados além de opções de champagnes, linha gourmet e outros acessórios.

Av. Barão de Campos Gerais, 370 - Real Parque, São Paulo-SP
tel. 2307-4566

Aqui no Blog falamos do mundo dos vinhos, além de darmos dicas e informarmos sobre degustações e promoções da Via Vinum.


segunda-feira, 25 de março de 2013

Azeites Italianos premiados na Via Vinum







A Muraglia cuida de toda cadeia produtiva, desde o cultivo até o produto final, dedicando-se à produção de azeites extraídos de apenas duas variedades, Coratina e Peranzana, variedades típicas da região da Puglia. A colheita das azeitonas são realizadas exclusivamente à mão, e a prensa realizada pelo tradicional sistema em grandes rodas de granito.

O azeite DOP Terra di Bari (cod. 281) é um Frutado Intenso monovarietal Coratina.

O azeite da linha Orcio é um Frutado Médio, bivarietal Peranzana/ Coratina, em embalagem Terracota, artesanal cerâmica pintadas a mão com desenhos e cores de acordo com a tradicional "arte vascolare" Pugliesa.



Azeites Murgalia são detentores da premiação máxima 5 gocce da AIS ( Associazione Italiana Sommelier), desde 2008. Cindo anos consecutivos recebendo a pontuação máxima de uma organização respeitada a nível mundial como a AIS é um reconhecimento de muito peso.

Nosso DOP é Terra de Bari "Castel del Monte". Existem ainda duas outras áreas geográficas certificadas com DOP Terra di Bari que são "Bitonto"e "Murgia dei Trulli e delle Grotte".

Para receber a certificação DOP as azeitonas precisam ser colhidas obrigatoriamente até 30 de janeiro de cada ano. Essa regra é utilizada para controle a qualidade, uma vez que diversos produtores a fim de conseguirem extrair mais azeite por azeita, retardam a colheita até final de fevereiro, aumentando o rendimento da extração, mas obtendo um azeite de qualidade inferior, pois a colheita é realizada muito além do ponto exato de maturação do fruto.

A produção de azeitonas dos campos de oliveiras destinadas à produç˜åo do azeite DOP Terra di Barri não podem ultrapassar o rendimento de 10.000kg/hectare e o rendimento máximo de azeite por azeitona não pode superar 22%. (como parâmetro, a produtividade por hectare no cultivo comercial (superintensivo) é de 16.000kg/ha).

A acidez é de 0,22%, de acordo com a nova lei esse dado não pode constar no rótulo.

Acesse nossa fanpage no facebook: facebook.com/viavinumvinhos
Acesse também nosso site: www.viavinum.com.br e conheça nossa nova página de serviços Via Vinum

Nenhum comentário:

Postar um comentário