Via Vinum é uma adega boutique no Real Parque.
Nela você encontra os melhores rótulos de vinhos nacionais e importados além de opções de champagnes, linha gourmet e outros acessórios.

Av. Barão de Campos Gerais, 370 - Real Parque, São Paulo-SP
tel. 2307-4566

Aqui no Blog falamos do mundo dos vinhos, além de darmos dicas e informarmos sobre degustações e promoções da Via Vinum.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Lendas sobre o Vinho

                 
              Existem diversas lendas sobre onde e como teria se iniciado a produção o vinho. A mais citada de todas, atribuída ao escritor Omar Khayyam, relata a história de um rei persa chamado Jamsheed, que reinou em um passado mito remoto. Em sua corte, as frutas conservadas em grandes jarros de barro. Um dia, surpreenderam em um desses recipientes contendo uvas, uma inesperada efervescência produzida por um líquido que exalava forte odor. Supondo tratar-se de algo venenoso, o rei ordenou que ninguém provasse daquele líquido. No entanto, uma jovem desgostosa da vida decidiu suicidar-se , vendo naquela poção uma forma eficiente de lograr o seu intento. Para sua surpresa e estupefação dos demais membros da corte, não morreu, além de se recuperar integralmente da depressão, voltando a ver a vida com alegria e otimismo.
              O relato bíblico da Antigo Testamento, no capítulo 9 do Gênisis, relata Noé, após o dilúvio, desembarcou os animais e depois plantou uma vinha da qual colheu o fruto e fez o vinho. Em seguida, tomou desse vinho até a embriaguez, desnudando-se em seguida, tendo sido coberto pelo seu filho mais novo.


          Uma lenda basca celebra uma herói chamado Ano que teria trazido a videira e outras plantas em uma embarcação. Curiosidade, a língua basca é uma das mais antigas do Ocidente, e o nome Ano, em basco, significa: vinho.
            Gilgamesh, um dos mais antigos trabalhos literários babilônicos (1800 a.C.) conta a história de Upnapishtim em uma versão mais ou menos parecida com a história de Noé, porém sem a parte relacionada com o plantio de uma vinha. O vinho aparece mais adiante nos escritos, quando esse herói adentra o reino do Sol e lá encontra um vinhedo encantado, de cujas uvas seria produzida uma bebida capaz de conceder a imortalidade a quem a bebesse.
          O vinho está também relacionado à mitologia grega por meio de Dionisio, considerado o deus da agricultura e do vinho. Para os romanos, inspirou a presença de um deus do vinho, chamado Baco, ambos sempre citados nos escritos sobre a bebida.
            O egípcios não foram os pioneiros na produção do vinho, mas, certamente, foram os primeiros a registrar e celebrar os detalhes da vinificação em suas pinturas nos idos de 3000 a.C. a 1000 a.C. Na maioria da cenas retratadas, pode-se identificar as taças onde o vinho era bebido, como o ambiente em que isso acontecia sempre festivo, sendo algumas vezes licencioso. O vinho era oferecido ao deuses e os altares eram purificados com a bebida.


                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário