A região da Rioja já era conhecida pela notoriedade dos seus vinhedos e a produção de alguns dos melhores vinhos da Espanha. Mas de alguns anos para cá, outro fator tem atraído os turistas: a enoarquitetura, ou melhor: "a arquitetura do vinho”.
A região é muito bonita, cheia de igrejas e mosteiros medievais, além da proximidade de inúmeras vinículas. Nos últimos anos, os proprietários das caves investiram potencialmente nas suas sedes, projetando a "arquitetura do vinho" como responsável pelos prédios ultra modernos na região.
Este é o Hotel Marqués de Riscal, que leva o nome da vinícola fundada em 1858 e fica no pequeno vilarejo de Elciego, no coração da Rioja. As placas de titânio que figuram o design arrojado do hotel tem a cor do vinho tinto, junto ao dourado e o prata presentes nas garrafas do vinho Marqués Reserva. Uma verdadeira obra prima da arquitetura!!!
O hotel faz parte do complexo Ciudad Del Vino, composto pela antiga vinícola Herederos de Marqués de Riscal, a mais antiga de Rioja e a primeira da região a fazer vinhos utilizando o mesmo sistema que Bordeaux, na França. É aí que a empresa mantém a “Catedral”, uma adega que começou a ser composta no século XIX e hoje abriga mais de 170 mil garrafas de vinhos, todos produzidos pela vinícola.
Idealizado pelo arquiteto canadense Frank O. Gehry, também responsável pelo projeto do Museu Guggenheim Bilbao, o hotel oferece um ambiente sofisticado e um serviço atencioso que posicionam o pequeno vilarejo de Elciego, no mapa do luxo mundial.
Todas as suas 43 suítes possuem TVs de plasma e aparelhos de som Bang & Olufsen, hidromassagem, conexão wi-fi e vistas espetaculares para as montanhas e vinhedos da região.
Em 2009, o Marqués de Riscal recebeu o título de melhor hotel não urbano da Espanha, concedido pelaCondé Nast Traveler, uma respeitada publicação de turismo de luxo. Ele também faz parte da “It List” da renomada revista Travel & Leisure.
Além de oferecer a oportunidade única aos hóspedes de viver dentro de um espaço criado por esse gênio da arquitetura contemporânea, o hotel disponibilizava bicicletas aos hospedes para que pedalem pela região, e ainda conta com uma filial do spa francês Caudalie, famoso pelos tratamentos rejuvenescedores milagrosos, com produtos a base de uvas e vinhos. Um verdadeiro desfrute da vinhoterapia.
Além dos tratamentos oferidos, toda a linha de cremes do Spa Caudalie está acessível aos que desejarem comprá-los. Uma ótima pedida é o creme para drenagem feito de uva!!!
Relaxamento completo...
Piscinas aquecidas e hidromassagem poderosa.
A parte gastronômica do hotel também foi planejada com cuidado. São dois restaurantes, o Bistro 1860 e o Marqués de Riscal, ambos com cardápio elaborado pelo chef Francis Paniego. O chef foi o primeiro da região de Rioja a ganhar uma estrela no Guia Michelin, pelo seu trabalho no restaurante Echaurren.
Programação romântica perfeita!!!
Imaginem um happy hour nessas mesinhas, com a vista para o Elciego: o sol se pondo, as luzes da cidade se acendendo e a igrejinha toda iluminada... Lindo!!!
É possível fazer um tour pelas instalações da vinícola localizada nos domínios do hotel. Há uma parte antiga, mas a maioria das instalações foram completamente modernizadas.
O complexo que abriga a moderna bodega San Vicente, inclui um laboratório de análises de vinho de última geração. Uma experiência imperdível para quem aprecia a arte da vinificação.
Durante o tour é visitado o local onde estão "trancafiados" os melhores vinhos já produzidos pela Marqués, adormecidos por até 120 anos. Garrafas preciosas, desfrutadas apenas pela realeza ou durante ocasiões especialíssimas celebradas pela própria Marqués de Riscal, como o brinde a Frank Gehry pelo projeto do Hotel.
Por fim, a degustação!!! Entre os principais rótulos produzidos pela empresa estão o Reserva Gehry – um vinho lançado em edição limitada de cinco mil garrafas –; o Baron de Chirel, feito com uvas de vinhedo com mais de 50 anos; e o Grand Reserva, que leva 30 meses envelhecendo em barricas de madeira.
*Curiosidade: a Marqués de Riscal foi precursora da modernidade na Rioja, sendo a primeira a levar a uva cabernet sauvignon para a Espanha.
Especificações: Para chegar até o vilarejo de Elciego [Rioja], a distância percorrida de carro via Madri é de aprox. 320 Km. Maiores detalhes sobre itinerários enogastronômicos na Rioja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário