Via Vinum é uma adega boutique no Real Parque.
Nela você encontra os melhores rótulos de vinhos nacionais e importados além de opções de champagnes, linha gourmet e outros acessórios.

Av. Barão de Campos Gerais, 370 - Real Parque, São Paulo-SP
tel. 2307-4566

Aqui no Blog falamos do mundo dos vinhos, além de darmos dicas e informarmos sobre degustações e promoções da Via Vinum.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vinho em lata (de tinta!) é lançado na França...



Valendo-se do argumento de os vinhos tintos mancham os dentes, a McCann Vilnius, a mais antiga agência de publicidade na Lituânia, idealizou um vinho para ser acondicionado em galões convencionais de tinta.

O "Couleur Nouveau", apresentado numa chamativa lata de tinta roxa, é na verdade um vinho feito para coincidir com o lançamento anual do Beaujolais Nouveau.

Buscando expandir as fronteiras das embalagens de vinho e de oferecer uma nova perspectiva para elas, a agência ridiculariza a capacidade do vinho para "pintar" nossos dentes.


A embalagem apresenta uma cartela de cores em sua parte traseira, indicando qual cor que seus dentes ficarão, dependendo de quantos copos de vinho você tiver bebido.

Segundo a McCann Vilnius, as latas de edição limitada tornaram-se um "sucesso instantâneo". Concebidas como um grande golpe promocional, as latas foram forradas com plástico especial para não estragar o vinho contido nelas.

Fonte: The Drinks Business

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Páscoa e Vinho!




Na crença religiosa entre cristãos a Páscoa simboliza e inspira reunião familiar e renascimento com a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida : A Ressurreição. 

A Páscoa é considerada a maior festa de celebração da vida sobretudo da alegria. No inicio do séc XX existia o hábito de presentear os familiares com ovos coloridos, símbolos de sorte e fertilidade os povos antigos usavam os ovos de galinha que eram ornamentados e decorados artesanalmente com pinturas ricas. Tempos após eram como jóias confeccionados em ouro ou prata , e o ovo de hoje é simbolizado em forma de chocolate.

Outros símbolos da Páscoa, o Coelho simboliza a fertilidade , o Cordeiro a aliança , o Círio Pascal o caminho iluminado, o Girassol a luz do caminho, verdade e vida, O Pão e Vinho a vida, morte e ressurreição, a Colomba Pascal a pomba da paz e o Sino símbolo da Páscoa que toca festivo anunciando no domingo a celebração da ressurreição.


Na data em ocasião há cardápios clássicos e simbólicos como coelho, bacalhau e o mais aguardado os ovos de chocolate lembrando que os mais saudáveis são os que contem 70 % de cacau.

Casamento um tanto difícil entre o chocolate e vinho pois este costuma anular o paladar, em função da gordura contida no chocolate, uma boa dica é escolher chocolate puro/amargo com um grande percentual de cacau ou um vinho com alto teor alcoólico. Conhecedores recomendam um bom madeira, ou um banyuls já para o chocolate (ao leite) Moscato D'Asti, chocolate (amargo) um tinto doce como Recioto do nordeste da Itália ou Porto LBV.

Para harmonização de entrada terrine de coelho com vinhos aromáticos e alegres, Champagne blancs de blancs, Sauvignon blanc, Riesling e Muscat. Com o Bacalhau em posta ou lascas há uma parceria gostosa com tintos leves fugindo a regra, porém dependem muito da forma de preparo aromas e sabores, amanteigados valorizam as características do Chardonnay, Bacalhau a Lagareira vai bem com Semillion e Bacalhau com Nata com Viognier ou Riesling Remano.


Harmonizações consagradas sejam levadas a cabo, e outras tantas mais ousadas sejam tentadas.
Celebrar é o nome do jogo!!!

Boa Páscoa!


Fonte: trendhaus.com


terça-feira, 8 de abril de 2014

Artista canadense estampa rótulo do Ornellaia 2011



Rodney Graham, artista canadense, escreveu poemas e criou o design do rótulo de um dos mais célebres vinhos italianos

Rótulos desenhados e com poemas do artista canadense Rodney Graham


O artista canadense Rodney Graham foi convidado pela Tenuta dell'Ornellaia para criar o design dos rótulos de edições limitadas do seu principal vinho na safra 2011. Ele vai assinar 100 garrafas double magnuns (3 litros), 10 Imperials (6 litros) e uma Salmanazar (9 litros) que serão leiloadas no dia 12 de junho em evento para arrecadar fundos para a caridade.

Graham escreveu poemas e sugeriu o design dos rótulos. Entre os poemas usados estão "The Impossible Pantoum of Acknowledgement" and "Lamentations of a Humourist". "Alguns dos poemas que escrevo são sobre vinho, alguns são escritos sobre a influência dele. Algumas poucas rimas são escritas com uma veia de humor. Explorei várias tipografias e possiblidades de layouts nos textos e isso levou a formas geométricas que formam 11 rótulos diferentes", disse Graham.

Michel Rolland, consultor de Ornellaia, elogiou a produção da edição Vintage 2011. “Todo mundo se lembra do fantástico Vintage 2001. Dez anos depois, em 2011, o Vintage está tão perfeito quanto em 2001, podendo ficar ainda melhor”, afirmou. Segundo o enólogo de Ornellaia, Axel Heinz, o ano de 2011 possibilitou que as uvas alcançassem o nível ótimo de maturação nas videiras.

Fonte: Revista Adega

Siga-nos no instagram para mais novidades no mundo do vinho: @viavinum

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Você sabe como limpar taças?



Às vezes, sentimos o aroma do vinho estranhamente diferente, com um cheiro desagradável e um paladar mais desagradável ainda. A culpa pode estar na taça. Resíduos de sabão e detergente podem reagir com os componentes do vinho, deixando-o ruim. As taças de espumante, por exemplo, se forem ensaboadas, podem fazer com que as borbulhas desapareçam.

Além de poder alterar o vinho, uma taça bem limpa e cuidada faz toda diferença na mesa. Por isso, o post de hoje traz algumas dicas de como limpar as taças, para que elas estejam sempre em bom estado, prontas para os momentos de degustação e prazer.

Taças de Cristal

Os copos de cristal são mais porosos que os de vidro, por isso podem absorver mais os sabores e odores dos materiais de limpeza, como cloro, sabão, panos, detergentes, etc. A melhor maneira de limpá-los é não utilizar uma esponja, e sim a própria mão.

Limpe com uma pequena quantidade de sabão neutro e água morna, mas cuidado com a temperatura, pois se for muito quente, pode fazer com que a taça estale e quebre. Enxague bem para que não fique nenhum resíduo de sabão nas taças. Em seguida, deixe-as secando de cabeça para baixo e depois recoloque-as em pé e deixe-as secando ao ar livre. Com um pano macio, limpo e que não solte pelos, retire as manchas e gotas.

As taças devem ser guardadas em pé e nunca pela borda. Como são muito frágeis, podem quebrar com facilidade. Se quiser, também pode “polir” a taça com uma toalha bem limpa antes de guardá-la, assim você pode retirar qualquer manchinha que possa aparecer por causa da concentração de água em alguns pontos do copo e da borda. Lavar a taça com bicarbonato de sódio retira as manchas vermelhas deixadas pelos vinhos tintos e elimina odores.

Taças de Vidro

Para retirar manchas persistentes das taças de vidro, deixe-as dentro de um recipiente com uma mistura de água, detergente e algumas gotas de amoníaco de um dia para o outro. Para retirar depósitos de calcário, o ideal é encher a taça com água destilada e deixá-la assim durante uma semana. Depois, remova delicadamente o depósito com uma escova de dentes.

Importante:

Nunca coloque as taças de cristal em máquinas de lavar louça, pois o sabão e a intensidade do calor podem danificá-las.
Nunca use escovas ou esponjas abrasivas, elas podem arranhar os cristais e vidros.
Se você tiver que guardar as taças de cristal muito juntas, encaixadas umas dentro das outras, envolva-as com papel de seda.
Não há nada melhor para dar brilho do que uma flanela que não solte pelo, umedecida em um pouco de álcool

Siga-nos no instagram: @viavinum