Via Vinum é uma adega boutique no Real Parque.
Nela você encontra os melhores rótulos de vinhos nacionais e importados além de opções de champagnes, linha gourmet e outros acessórios.

Av. Barão de Campos Gerais, 370 - Real Parque, São Paulo-SP
tel. 2307-4566

Aqui no Blog falamos do mundo dos vinhos, além de darmos dicas e informarmos sobre degustações e promoções da Via Vinum.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Não confunda Decantar com Aerar um vinho



Quando você coloca o vinho no decanter, seu objetivo é decantar ou aerar? Você está decantando o vinho ou aerando o vinho?

São processos muito diferentes, com procedimentos e indicações diversas para vinhos diferentes, é preciso saber o que significa cada processo e como utilizá-lo para poder "obter o melhor do vinhos", já que o objetivo final e resumido é este, e não usar o decantes por ele ser bonito ou talvez para impressionar os convidados sugerindo conhecimento no assunto.

Então vamos lá, vamos fazer as coisas com objetivos claros e segurança de propósito, para resultados efetivos.

Começando a entender a questão...

Por definição decantar significa: "transvazar um líquido para separá-lo de suas impurezas", mas nem tudo o que acontece no decanter é feito para separar as impurezas (sedimentos) de um vinho, porém o nome acaba trazendo generalizações muito equivocadas.

Existem dois processos que podemos executar no decanter:

1. Aeração do vinho: neste caso você passou o vinho pelo decanter ou aerou o vinho;
2. Decantação do vinho: neste caso você decantou o vinho.

Aeração do Vinho


Quando deve ser feita a aeração?
Todos os vinhos tintos com alguma qualidade, e não excessivamente antigos, para seu estilo, deveriam passar pelo decanter, incluindo vinhos jovens, a não ser os considerados muito simples, todos os vinhos com estas condições devem passar pelo decanter para o processo chamado de aeração.

E os vinhos brancos? Os especiais com maior poder olfativo também se beneficiam deste processo. Há quem sugira, por exemplo o reconhecido especialista, Jorge Lucky, que se coloque a maioria dos vinhos brancos no processo de aeração, já que o mesmo libera aromas desagradáveis que possam ter se formado no processo em garrafa eliminando-os e oferecendo a oportunidade da expressão olfativa mais abrangente para os vinhos brancos também. Eu já testei e concordo plenamente, faz muita diferença especialmente para quem valoriza a expressão olfativa de um vinho branco.

Como se dá o processo de Aeração do Vinho?

Simplesmente colocando-o lentamente no decanter e deixando-o por algum tempo, isto é o que a maioria por ai chama de decantar o vinho, mas decanter o vinho é "outra coisa". Isto que escrevi, seria "aerar o vinho".

A aeração de um vinho, tem o propósito de permitir melhor expressão ao vinho tanto nos aspectos olfativos, como na expressão se seus taninos, eu não sei dizer se acontece alguma polimerização dos taninos em tão pouco tempo, que seria o tempo de decanter, mas uma coisa é certa, que eles tornam-se bem mais cavalheiros com esta passagem, lá isso é fato, e é facilmente comprovável por todos, os taninos tornam-se mais elegantes e macios ao paladar.

Não é preciso ir muito longe para entender isto. Pegue um vinho com alguma qualidade e de uma casta que costume ter taninos mais valentes, por exemplo um cabernet sauvignon, abra e coloque na taça, deguste, em seguida coloque despeje a garrafa no decanter lentamente, aguarde, pelo menos de 1 a 2 horas e então deguste este vinho que foi aerado, aliás é para isto que o decanter é largo em baixo , exatamente para proporcionar que o vinho tenha maior contato com o oxigênio, bem como os aromas bem mais nítidos e presentes.

Qual o tempo indicado para a aeração do vinho?

De 30 a 2 horas, em regra geral, mas isto sua experiência irá ajustando aos poucos de acordo com o vinho em questão, pois vai depender da casta, da qualidade do vinho, da idade do mesmo. Porém CUIDADO com vinhos de mais idade, já no limite de seu apogeu, ou no apogeu, pois eles podem estar frágeis e neste caso, não é indicado tempo de aeração, será feita então a decantação do vinho e servido a seguir e com muito cuidado.

Dicas:

Um vinho não pode ser servido à temperatura ambiente aqui em nosso país tropical, assim, em regra geral, os vinhos tintos tem o melhor de sua expressão se mantidos em torno de 16º a 18º, portanto cuidado com este detalhe, pois ao colocá-lo no decanter o mesmo perderá a temperatura. Uma boa prática para contornar isso é colocar o decanter dentro de uma pequena travessa redonda de vidro temperado um pouco maior que a base do decanter e dentro dela coloco água e algumas pedrinhas de gelo, se o vinho veio da geladeira (em torno de 10º) ou da adega (em torno de 14º) ele já está abaixo da temperatura ideal de serviço, portanto 30 minutos na temperatura ambiente não será problema, mas ele tem que ser mantido até máximo 18º. Depois então coloque as pedrinhas de gelo na água da travessa, com o decanter dentro dela. Usando sua sensibilidade e prática, atenção, isto que parece complicado fica muito mais simples. Como veem o mais correto é dizer que o vinho precisa "passar por decanter" e não que o vinhos precisa ser decantado, o processo de decantação do vinho é outro e tem outros objetivos e cuidado.


Entre no nosso instagram: @viavinum
Nosso site: www.viavinum.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário