Alguns de nós somos apaixonados pela idéia de viajar para degustar vinhos ou saborear uma taça de vinho em ocasiões especiais, mas quando tomamos um gole, o gosto seco dos taninos presentes nos vinhos podem parecer desagradáveis. Felizmente, adquirir o gosto por vinhos é mais fácil do que você pode imaginar. Tudo é uma questão de provar uma variedade de bons vinhos e verificar o que você gosta e o que não gosta, deixando que seu paladar se acostume ao sabor característico da bebida.
1- Prove uma grande variedade de bons vinhos. Você pode achar que não gosta de vinho porque os que experimentou não eram compatíveis com suas preferências. Ao se expor a uma grande variedade de vinhos, você vai aumentar a chance de encontrar alguns de que goste.
- Algumas variações possuem diferenças sutis e óbvias em termos de sabor e personalidade. A variação de gosto, doçura, bouquet (o cheiro) e outras características são o foco das diversas variedades de vinhos, representando as classes de vinhos mais comuns nos mercados.
- Misturas diferentes de vinho combinam as características de diferentes variedades de uvas para criar sabores balanceados e complexos. Muitas vezes, leva anos para amadurecer um sabor.
- Há muito mais tipos de vinhos do que branco ou tinto. Há vinhos espumantes, vinho madeira, vinho do porto, vinho frutado, etc. Além disso, existem as destilações de vinhos, como os armagnac ou brandy. Cada uma destas variedades, incluindo o tinto e branco, são métodos diferentes de processar a fruta, o suco ou o vinho.
- Vinhos novos e envelhecidos. Alguns são desenvolvidos para serem bebidos imediatamente; outros são melhores depois de passar um tempo na garrafa. Experimente vinhos novos e envelhecidos, e, se possível, compre um lote do mesmo vinho e tome um a cada ano para ver as mudanças sutis pelas quais um vinho passa durante sua vida.
2- Saboreie o vinho da maneira adequada. Você não pode simplesmente tomar um gole e aproveitar tudo o que o vinho tem para oferecer. Preste atenção ao que está em seu copo com cuidado. Veja como ele se parece ou se comporta quando você o gira no copo. Examine a cor, especialmente contra a luz. Use um copo que possa prender o bouquet e cheire profundamente depois de girar. Compare com outros aromas que tenha experimentado, como de fruta, ervas ou até chá. Deixe o vinho em sua boca um tempo, prestando atenção no gosto. Passe o vinho sob a língua por ambos os lados, na ponta da língua e no fundo. Depois de ter experimentado os sabores, engula ou cuspa o vinho e respire pela boca, passando ar por todas as partes da boca novamente - isto vai alterar o sabor do vinho (às vezes, repentinamente). Novamente, compare com outras coisas que você já tenha saboreado. Perceba as mudanças no sabor à medida que ele desaparece e veja quanto tempo esse gosto dura.
3- Descubra qual o seu gosto. Não existe um vinho que agrade a todos, pois cada pessoa tem suas preferências únicas; ao conhecer a sua, você pode melhorar significativamente sua seleção e gosto por vinhos. Ao degustar vinhos, anote suas impressões e procure por padrões nas suas preferências. Os vinhos possuem quatro componentes básicos: sabor, taninos, álcool e acidez. O sabor pode ser de fruta, couro, temperos, nozes, baunilha ou alguma combinação dos anteriores - quais são seus favoritos? Você prefere taninos fortes ou súbitos? Qual a sua acidez e teor de álcool preferidos?
4- Faça experimentos com os vinhos.
- Os enólogos puristas torcem o nariz para a idéia de misturar o vinho com outras coisas, mas vinho com gelo, misturado com sucos de frutas, outras bebidas ou substâncias estranhas muitas vezes resulta em bebidas interessantes.
- Você pode acrescentar gelo, especialmente em vinhos pesados, doces ou muito ricos. O frio do gelo vai reduzir um pouco o seu paladar, reduzindo a força (e as qualidades adstringentes) de alguns vinhos - especialmente os tintos.
- Aqueça um vinho, esfrie-o e coloque-o em um decantador com superfície grande por uma hora ou duas - ou então, sirva fresco direto da garrafa com a rolha recém-removida. Cada uma destas situações pode alterar dramaticamente o sabor de um vinho.
5- Beba os vinhos em diferentes ambientes. O nível de conforto, o horário e as coisas que estão à sua volta podem influenciar na sua receptividade do vinho. Assim como muitas pessoas preferem cerveja com churrasco, você vai descobrir que pode preferir vinhos na privacidade do seu lar ao fim de um dia, ou em um jantar romântico com outros alimentos palatáveis, ou em locais sociais com músicas agradáveis.
- Experimente vinhos com difernetes tipos de alimentos, especialmente com frutas, queijos e carnes.
- Experimente vinhos em todos os ambientes onde possa saborear bebidas alcoólicas: estádios, piqueniques, bares, etc. Vinhos diferentes se adequam a locais diferentes; os espumantes para celebrações, os encorpados para ler um livro à noite. Deixe que seu paladar lhe sugira algo.
- Alguns vinhos parecem funcionar melhor em estações específicas. Vinhos brancos frutados gelados são populares nos dias quentes; vinhos mornos são tradicionais durante noites frias. Pesquise a história da sua comunidade ou família por tradições de vinhos que você ainda não conheça.
6- Faça várias coisas relacionadas a vinhos. Uma das coisas mais interessantes do vinho é que ele não é somente uma bebida; todo vinho carrega um histórico longo desde a uva até a garrafa. Ao aprender mais sobre o vinho, sua apreciação vai melhorar e você vai desenvolver uma postura mais receptiva com vinhos diferentes.
- Estude as uvas, vinicultura, a história do vinho, as regiões. Procure revistas especializadas.
- Visite diversas vinícolas, lojas de vinhos e degustações.
- Procure locais com uma carta de vinho requintada e experimente vinhos incomuns ou raros, combinados com a comida.
- Passe tempo com pessoas interessadas em vinhos, entre em um clube, assine revistas.
- Aprenda o jargão. Ao ver outras pessoas discutindo sobre vinhos, preste atenção às palavras usadas para descrever diferentes vinhos e sabores. Aprenda pelo menos a pronunciar os diferentes nomes dos tipos de vinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário