Gosto por vinho tinto entre chineses cresce rapidamente desde 2005
A China se tornou o maior consumidor mundial de vinho tinto, destronando a França, mostra uma pesquisa sobre o mercado de vinhos e destilados no mundo, divulgada pela organização Vinexpo. Com mais de 155 milhões de caixas de nove litros de vinho tinto — ou 1,865 bilhão de garrafas — consumidas em 2013, crescimento de 136% com relação a 2008, a China, incluindo Hong Kong, passou à frente da França (150 milhões de caixas), da Itália, dos Estados Unidos e da Alemanha.
O gosto dos chineses pelo vinho tinto cresce rapidamente desde 2005, mostra o estudo da Vinexpo, feito em parceria com o instituto de pesquisas em vinho e destilados britânico IWSR. Entre 2007 e 2013, o consumo da bebida foi multiplicado por 2,75 (mais de 175,4%). No mesmo período, essa consumação teve queda de 5,8% na Itália e de 18% na França.
— Houve uma verdadeira mudança na mentalidade dos chineses. Muitas vinícolas começaram a surgir no país, e as redes de distribuição no país se multiplicaram — explicou Guillaume Deglise, diretor geral da Vinexpo.
A pesquisa mostra também que o consumo global de vinho segue em franco crescimento. A previsão é de que, entre 2013 e 2017, esse hábito aumente ainda mais: 4,97%.
O baijiu, destilado tipicamente chinês de cor clara feito à base de sorgo, trigo ou arroz, representa 38% do álcool consumido no mundo, à frente da vodca, que registrou queda de 6% nos últimos cinco anos — baixa que se deve especialmente à menor procura pela bebida na Rússia. O estudo, encomendado pela Vinexpo, maior salão internacional de vinho e destilados, cuja edição asiática ocorrerá entre 27 e 29 de maio de 2014, em Hong Kong, investigou as evoluções na produção e trocas internacionais de vinho e destilados em 28 países produtores e 110 mercados consumidores no mundo.
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