Já não é de hoje que o vinho deixou de ser uma bebida reservada apenas a um público mais velho e/ou de maior poder aquisitivo. Pesquisas recentes dão conta que seu consumo no país cresce sobretudo entre os mais jovens e, para atender essa demanda, não faltam opções mais acessíveis e ambientes mais informais.
Selecionamos aqui alguns lugares que merecem a visita, seja para um jantar especial ou comemoração, seja para um happy hour mais descontraído.
1) Bardega
Esse bar localizado no Itaim oferece mais de 100 opções em taça de tintos, brancos, rosés e espumantes. Sem gastar uma grande quantia, você experimenta e, se gostar, já compra lá mesmo a garrafa e leva para casa!
Pequenininha e charmosíssima bodega toscana encravada no Jardins para tomar um bom vinho a preço justo, servido em taças ou em copinhos a qualquer hora do dia numa mesinha na calçada.
Tijolos aparentes, mesas de madeira de demolição e luminárias feitas de garrafas de vidro compõem a atmosfera informal da casa. A carta de vinhos é apresentada de maneira original: colada numa garrafa, como se fosse um rótulo.
4) Bravin
Nesse aconchegante sobrado em Higienópolis, a sommelière Daniela Bravin oferece uma magnífica seleção de vinhos que varia todas as noites. Destaque para os rótulos nacionaisexclusivos da casa e para a bela seleção de queijos e embutidos artesanais.
5) Sacra Rolha
Velas à mesa, cartazes em estilo Art Nouveau e mesas de madeira compõem a atmosfera perfeita para um jantar romântico regado a vinhos de primeira linha. Para os fãs de espumantes, uma pedida irresistível!
A casa trabalha exclusivamente com produtos 100% orgânicos, biodinâmicos ou naturais, o que contempla uma incrível variedades de vinhos de pequenos produtores da América Latina. A programação musical é composta por noites de jazz, tango e flamengo.
7) Tazza
Original e descontraído wine bar da Vila Madalena. Na linha self service, é o próprio cliente quem coloca o copo na máquina que armazena as garrafas, decide a dose (30, 60 ou 120 mililitros) e pressiona o botão para se servir. Para acompanhar, petiscos para se comer com a mão, sem frescura.
Um food truck especializado em vinhos de pequenos produtores de Mendoza, na Argentina. Detalhe: todas as taças e garrafas depois de servidas são recicladas.
9) Madeleine
O subsolo desse jazz bar da Vila Madalena reserva uma grata surpresa para os amantes de vinhos: cinco mesas à luz de velas dentro da adega da casa, revestida de tijolos.
10) Ciclo das Vinhas
Espaço completo para o estudo do vinho com cursos e oficinas. Possui uma biblioteca com mais de 300 títulos nacionais e internacionais, filmes e revistas.
Fonte: http://www.hypeness.com.br/2014/08/10-lugares-especiais-para-os-amantes-de-vinhos-em-sao-paulo/